"O rio corta a rocha não por causa de sua força, mas por causa da sua persistência." Jim Watkins
Novos Desafios Renovam o Ânimo
Numa tarde, o pai saiu para um passeio com as suas duas filhas, uma de oito e a outra de quatro anos.
Em determinado momento da caminhada, a filha mais nova, pediu ao pai que a levasse ao colo, pois estava muito cansada para continuar a andar. O pai respondeu que também estava exausto. Perante a resposta, a menina começou a choramingar e a fazer corpo mole.
Sem dizer uma palavra, o pai limitou-se a cortar um galho comprido de uma árvore. Depois, entregou-o à filha, dizendo-lhe:
- Olha, aqui tens um cavalinho para tu montares, filha! Ele irá ajudar-te a seguir em frente.
A menina parou de chorar e pôs-se a cavalgar o galho tão rápido que chegou a casa antes dos outros. Ficou tão encantada com seu cavalo de pau que foi difícil fazê-la parar de galopar.
A irmã mais velha ficou intrigada com o que viu e perguntou ao pai como entender a atitude da irmã.
O pai sorriu e respondeu:
- Assim é a vida, minha filha. Às vezes nós estamos física e mentalmente cansados, certo de que é impossível continuar. Mas então encontramos um "cavalinho" qualquer que nos dá ânimo outra vez.
Esse cavalinho pode ser um novo desafio, uma nova oportunidade no trabalho, na sua vida amorosa...
O importante é nunca deixar se levar pela preguiça ou pelo desânimo.
my vision for a new life
Continuar...
Ainda há ouco tempo li uma frase que me fez todo o sentido. Dizia: "Assim é a vida cair sete vezes e se levantar oito."
Por mais aprendizagens, por mais fortes e experientes, vamos sempre cair. O que vai fazer diferença não é as vezes que caímos e sim o numero de vezes que nos vamos levantar e a rapidez com que o fazemos.
A aprendizagem que retiramos enquanto "caídos" no chão também irá fazer diferença; poderá retardar a próxima queda ou acelarar o levantarmos dela.
"Cair" faz parte, parte do caminho, parte da jornada que chamamos viver. Muitas vezes para evitar cair ou para ajudar a levantar temos que sair de nós, temos que apelar a um motivo maior que nós para o fazer. É o nosso cavalinho de pau...
Ao sairmos de nós e fazermos por alguém, por uma causa, temos um motivo e esse motivo não é só para nós é para algo maior e mais importante.
Perguntas para ajudar na subida...
- quem vou infliuenciar com este meu comportamento?
- que diferença posso causar na vida daqueles que me são importantes?
Results Coach e Neurostrategist, Practitioner em PNL, Hipnoterapia e Time Line Therapy e Master Trainer em Coaching. É Membro da comunidade Anthony Robbins sendo actualmente o primeiro e único Senior Leader desta organização em Portugal. Instrutor de Firewalking.
Membro do ICF (International Coach Federation). Criador do Workshop de Desenvolvimento Pessoal “SIM, TU Podes!”.
Licenciado em Gestão com Pós-Graduação em Sales Management. Co-Fundador e Partner da BeCoach, empresa de Business Coaching que actua na área de Coaching de executivos e alta performance em liderança empresarial.
Como lema de vida adoptou para si a frase de um dos seus ídolos: Não podemos voltar atrás e fazer um novo começo,mas podemos sempre recomeçar e fazer um novo final.Ayrton Senna
Contactos:
Telemóvel:917 884 319
E-mail: jorge@jorgecoutinho.com
Site: www.jorgecoutinho.com