"A voz humana jamais pode alcançar a distância que é coberta pela pequena e calma voz da consciência." Mahatma Gandhi
A Mala de Viagem
Conta-se uma fábula sobre um homem que caminhava vacilante pela estrada, levando uma pedra numa mão e um tijolo na outra. Nas costas carregava um saco de terra; em volta do peito trazia vinhas penduradas. Sobre a cabeça equilibrava uma abóbora pesada.
Pelo caminho encontrou um transeunte que lhe perguntou: “Cansado viajante, por que carrega essa pedra tão grande?”
“É estranho”, respondeu o viajante, “mas eu nunca tinha notado realmente que a carregava.” Então, ele colocou fora a pedra e sentiu-se muito melhor.
Em seguida veio outro transeunte que lhe perguntou: “Diga-me, cansado viajante, por que carrega essa abóbora tão pesada?”
“Estou contente que me tenha feito essa pergunta”, disse o viajante, “porque eu não tinha percebido que estava fazendo isso comigo mesmo.” Então ele colocou fora a abóbora e continuou seu caminho com passos muito mais leves.
Um por um, os transeuntes foram avisando-o a respeito de suas cargas desnecessárias. E ele foi abandonando uma a uma. Por fim, tornou-se um homem livre e caminhou como tal.
Qual era na verdade o seu problema? A pedra e a abóbora?
Não. Era a falta de consciência da sua existência.
my vision for a new life
Decidir...
As pedras e as abóboras da nossa vida são eventos, estórias, estórias que se intrometem onde estamos e onde queremos estar.
Quem já não ouviu, ou porferiu, desabafos do género: "se não fosse isto ou aquilo eu teria ... ou seria ..." ou "se eu tivesses isto ..." ou ainda "quando eu tiver isto é que..."
São apenas estórias, estórias que contamos a nós próprios e que nos impedem de ser e estar onde queremos e sabemos que podemos ser e estar.
Ainda assim a mudança acontece num momento, num instante. Já por diversas vezes ouvi da boca de clientes meus a confidencia que demoraram 1, 3, 5 ou até 10 anos a tomar esta ou aquela decisão. A minha resposta é sempre a mesma... Está enganado, demorou um segundo a tomar a decisão, adiou a decisão durante todos esses anos.
Ainda assim nunca é tarde. Nunca é demasiado tarde para se SER aquilo que já se podia ter sido...
Algumas perguntas PODEROSAS para esta semana:
- o que estou a perder em não decidir?
- o que já perdi até hoje em não ter dicidido?
- o que vou perder ainda mais em não decidir?
- o que vou ganhar se decidir já hoje, agora?
- em quem me vou tornar ainda mais? quem vou SER ainda mais?
Results Coach e Neurostrategist, Practitioner em PNL, Hipnoterapia e Time Line Therapy e Master Trainer em Coaching. É Membro da comunidade Anthony Robbins sendo actualmente o primeiro e único Senior Leader desta organização em Portugal. Instrutor de Firewalking.
Membro do ICF (International Coach Federation). Criador do Workshop de Desenvolvimento Pessoal “SIM, TU Podes!”.
Licenciado em Gestão com Pós-Graduação em Sales Management. Co-Fundador e Partner da BeCoach, empresa de Business Coaching que actua na área de Coaching de executivos e alta performance em liderança empresarial.
Como lema de vida adoptou para si a frase de um dos seus ídolos: Não podemos voltar atrás e fazer um novo começo,mas podemos sempre recomeçar e fazer um novo final.Ayrton Senna
Contactos:
Telemóvel:917 884 319
E-mail: jorge@jorgecoutinho.com
Site: www.jorgecoutinho.com