Terça-feira, 4 de Agosto de 2009

...

new smile, new life 67 . Assembleia na Carpintaria

"Não é o que está acontecer contigo agora, ou o que aconteceu no teu passado, que determina quem te vais tornar. Pelo contrário, é a tua decisão sobre o que te vais focar, o que as coisas significam para ti, e aquilo que vais fazer com elas que irão determinar o teu destino final." Anthony Robbins



Conta-se que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembleia. Foi uma reunião das ferramentas para marcar diferenças.

O martelo exerceu a presidência, mas os participantes notificaram-no que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo a bater. O martelo aceitou a sua responsabilidade, mas pediu que o parafuso também fosse expulso, justificando que dava muitas voltas para conseguir alguma coisa. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse a fita métrica, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse a única perfeita.

Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, a fita e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira foi convertida num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembleia reactivou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não devemos pensar nos nossos pontos fracos… concentremo-nos nos nossos pontos fortes!

A assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas e a fita era precisa e exacta. Sentiram-se então como uma equipa capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.

my advice for a new life

Vês para onde olhas

O que esta metáfora retrata ocorre também, ou melhor acima de tudo, com os seres humanos.

Quando procuras defeitos noutra pessoa, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando buscas com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode o fazer. Mas encontrar qualidades, isso é para os sábios, onde sábio neste caso é aquele que quer ver.

Vês para onde olhas, e o mais fácil é veres defeitos, mas da mesma forma que quando te focas num ponto tens a tua visão periférica, se olhares na periferia dos defeitos vais ver as qualidades!

Ao te focares nas qualidades dos outros não estás só a potenciar os outros e a tua relação com os outros, acima de tudo, estás-te a potenciar a TI. Porquê? Porque apenas reconheces nos outros o que tens em TI…

Treina a tua “visão periférica”, a tua mente, a procurar o Positivo…

Pergunta-te:

- se mudar o que me estou a focar, o que irá mudar?
- o que posso procurar de positivo nesta pessoa? nesta situação?
- o que vou ganhar se me tornar ainda mais positivo?

“Foca-te onde queres ir, e não no que tens medo.” Anthony Robbins
publicado por lifecoaching às 08:10
link | comentar | favorito

Espaço de Coaching Pessoal

Mais do que um blog, este consultório online é um espaço onde pode saber mais sobre Coaching Pessoal. Para si que tem questões e dúvidas nas áreas mais importantes da sua vida o Coaching é uma poderosa parceria que o habilita a gerar mudança, e mudar a sua vida.
Pronto para levar a sua VIDA, os seus Objectivos e as suas Metas para o próximo nível?
O Coaching facilita e leva-o a descobrir poderosas estratégias que o transportam numa fantástica jornada de descoberta e crescimento de onde está AGORA, para onde sonha e deseja vir a estar.

Envie a sua questão:E-mail: jorge@jorgecoutinho.com

Jorge Coutinho

Results Coach e Neurostrategist, Practitioner em PNL, Hipnoterapia e Time Line Therapy e Master Trainer em Coaching. É Membro da comunidade Anthony Robbins sendo actualmente o primeiro e único Senior Leader desta organização em Portugal. Instrutor de Firewalking.
Membro do ICF (International Coach Federation). Criador do Workshop de Desenvolvimento Pessoal “SIM, TU Podes!”.
Licenciado em Gestão com Pós-Graduação em Sales Management. Co-Fundador e Partner da BeCoach, empresa de Business Coaching que actua na área de Coaching de executivos e alta performance em liderança empresarial.
Como lema de vida adoptou para si a frase de um dos seus ídolos: Não podemos voltar atrás e fazer um novo começo,mas podemos sempre recomeçar e fazer um novo final.Ayrton Senna


Contactos:
Telemóvel:917 884 319
E-mail: jorge@jorgecoutinho.com
Site: www.jorgecoutinho.com

posts recentes

Mafalda e o Ano Novo . ne...

O Colibri . new smile, ne...

4 Regras simples para SER...

A Cidade dos Resmungos . ...

Persistência . new smile,...

Mantém-te Insaciável. Man...

O Papel . new smile, new ...

O Poder do Entusiasmo . n...

A Chávena Cheia . new smi...

Milho, Pipoca e... Piruá ...

arquivos

Fevereiro 2012

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub