Terça-feira, 27 de Setembro de 2011

O Poder do Entusiasmo . new smile, new life 179

Feliz do homem que não espera nada, pois nunca terá desilusões. Alexander Pope

O Poder do Entusiasmo

 

Um grande e sábio guerreiro japonês chamado Nobunaga decidiu atacar o exército inimigo. Apesar de ele ter apenas um décimo do número de homens do exército oponente, tinha esperança na vitória pois Nobunaga confiava na qualidade da sua estratégia e na eficácia das suas tácticas de guerra. O grande problema estava nos seus soldados, cheios de dúvidas e receios à vista do tamanho descomunal do inimigo, muitos deles recusando-se a combater por acharem que nem valia a pena.

Então Nobunaga disse aos seus homens: Vou ao templo rezar e pedir conselho. Faço o seguinte: se sair cara, é porque o destino nos reserva a vitória e, então, podemos ir para o combate sem medo. Se sair coroa, é porque vamos perder e, então, desistimos da batalha.

Assim foi e saiu cara. Os soldados, entusiasmados com a boa sorte que o destino lhes reservava, lutaram com tanto ardor e determinação que, apesar da posição desvantajosa, conseguiram sair vitoriosos.

No final da batalha, o ajudante de Nobunaga, orgulhoso na vitória, comentou com o grande chefe guerreiro: Ninguém pode mudar a força do destino. Com tão poucos homens e, mesmo assim, ganhamos.

Então Nobunaga, sem nada lhe responder, sorriu apenas e, em segredo, contemplou as duas faces da moeda da sorte utilizada no templo. Ambas eram cara, pois a moeda tinha sido por ele previamente duplicada, possuindo a cara impressa nos dois lados.

 

 

my vision for a new life

 

 

Mudar o Objectivo

 

Hoje falamos de uma outra emoção "negativa": Desilusão.

 

A desilusão é outra das emoções que consideramos "negativas". Mais uma vez a frustação é um sinal para agir, neste caso para mudar o objectivo.

 

Tomemos como exemplo algo simples e que já nos aconteceu a todos: ter como objectivo chegar a um compromisso a uma determinada hora. Quantas vezes por algum motivo já não chegámos tarde e desiludidos por estarmos atrasados?

 

A desilusão é um indicador para mudar o objectivo ou seja, ao aproximarmo-nos da hora do compromisso e ao verificarmos que não vamos conseguir o objectivo devemos tomar acções para o mudar; por exemplo ligar para com quem nos vamos encontrar e avisar que vamos chegar mais tarde.

 

A desilusão torna-se assim um veículo para medição da possibilidade de alcancarmos ou não o objectivo e como tal um sinal para agir e mudá-lo ou ajustá-lo se necessário.

 

Para a semana: Raiva e Rancor...

 

Amor & Gratidão

publicado por lifecoaching às 07:42
link | comentar | favorito

Espaço de Coaching Pessoal

Mais do que um blog, este consultório online é um espaço onde pode saber mais sobre Coaching Pessoal. Para si que tem questões e dúvidas nas áreas mais importantes da sua vida o Coaching é uma poderosa parceria que o habilita a gerar mudança, e mudar a sua vida.
Pronto para levar a sua VIDA, os seus Objectivos e as suas Metas para o próximo nível?
O Coaching facilita e leva-o a descobrir poderosas estratégias que o transportam numa fantástica jornada de descoberta e crescimento de onde está AGORA, para onde sonha e deseja vir a estar.

Envie a sua questão:E-mail: jorge@jorgecoutinho.com

Jorge Coutinho

Results Coach e Neurostrategist, Practitioner em PNL, Hipnoterapia e Time Line Therapy e Master Trainer em Coaching. É Membro da comunidade Anthony Robbins sendo actualmente o primeiro e único Senior Leader desta organização em Portugal. Instrutor de Firewalking.
Membro do ICF (International Coach Federation). Criador do Workshop de Desenvolvimento Pessoal “SIM, TU Podes!”.
Licenciado em Gestão com Pós-Graduação em Sales Management. Co-Fundador e Partner da BeCoach, empresa de Business Coaching que actua na área de Coaching de executivos e alta performance em liderança empresarial.
Como lema de vida adoptou para si a frase de um dos seus ídolos: Não podemos voltar atrás e fazer um novo começo,mas podemos sempre recomeçar e fazer um novo final.Ayrton Senna


Contactos:
Telemóvel:917 884 319
E-mail: jorge@jorgecoutinho.com
Site: www.jorgecoutinho.com

posts recentes

Mafalda e o Ano Novo . ne...

O Colibri . new smile, ne...

4 Regras simples para SER...

A Cidade dos Resmungos . ...

Persistência . new smile,...

Mantém-te Insaciável. Man...

O Papel . new smile, new ...

O Poder do Entusiasmo . n...

A Chávena Cheia . new smi...

Milho, Pipoca e... Piruá ...

arquivos

Fevereiro 2012

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub