Terça-feira, 13 de Setembro de 2011

Milho, Pipoca e... Piruá . new smile, new life 177

"Quem teme o sofrimento teme já aquilo que sofre." Michel de Momntaigne

 

Milho, Pipoca e... Piruá

 

 

"Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor .
Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. 
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.
A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM!
E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado. Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. 
São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.
A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira.
Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém".

 

 

my vision for a new life

 

 

Mudar com o Medo

 

Como SERes humanos que somos temos todos, uns mais outros menos, a tendência para resistir à mudança. Por incrível que possa parecer às vezes até para melhor...

 

Porque resistimos a mudar? Grande parte das vezes por medo! Medo do desconhecido, medo de não sermos capazes, medo de não sermos bons o suficiente, medo de não sermos amados, medo de ter medo... Medo!

 

Afinal o que é o Medo? Que emoção é esta e o que nos diz? O porquê do medo?

 

Como vimos no post anterior não existem emoções negativas. Existem sim emoções às quais atribuímos um significado negativo. O medo é uma delas...

 

Ainda assim o medo, quando entendido e quando percebida qual a sua função, é útil e o seu papel é fundamental na nossa VIDA. Imaginemos isto: um grande Amigo, Grande AMIGO mesmo, aquele que nos avisa, que nos avisa sempre que algo nos pode acontecer... gostavas de ter um amigo assim?

 

Esse "amigo" é o medo... E a sua mensagem é muito clara: "Prepara-te para algo que vai acontecer!"

 

Como bom amigo ele não só te avisa mas também fica atento à espera que tu entres acção. Se entrares em acção ele vai embora, se não o fizeres ele volta, e desta vez traz com ele mais amigos; a ansiedade e o pânico. Quando este dois últimos entram em cena é sinal que não agiste aos sinais que o medo te estava a transmitir...

 

No entanto tens que estar atento porque existem "medos" que foram criados por ti... esses não lhes dês ouvidos. Ousa ultrapassá-los!

 

Por isso quando sentires medo pergunta-te:

 

- o que posso fazer para me preparar?

- que novas acções posso tomar?

- em que posso acreditar?

- quem preciso de ser para agir ainda mais?


Para a semana falamos de frustação...

 

Amor & Gratidão

 

publicado por lifecoaching às 07:53
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Anónimo a 13 de Setembro de 2011 às 23:01
Boa noite,
Por medo muitas pessoas deixam de viver a sua vida e deixam por o caminho os seus sonhos. Esta frase diz tudo.

"O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos."
Paulo Coelho


De lifecoaching a 16 de Setembro de 2011 às 13:08
Não podia estar mais de acordo! Coragem não é não ter medo... Coragem é ter medo e avançar!


Comentar post

Em parceria com

Espaço de Coaching Pessoal

Mais do que um blog, este consultório online é um espaço onde pode saber mais sobre Coaching Pessoal. Para si que tem questões e dúvidas nas áreas mais importantes da sua vida o Coaching é uma poderosa parceria que o habilita a gerar mudança, e mudar a sua vida.
Pronto para levar a sua VIDA, os seus Objectivos e as suas Metas para o próximo nível?
O Coaching facilita e leva-o a descobrir poderosas estratégias que o transportam numa fantástica jornada de descoberta e crescimento de onde está AGORA, para onde sonha e deseja vir a estar.

Envie a sua questão:E-mail: jorge@jorgecoutinho.com

Jorge Coutinho

Results Coach e Neurostrategist, Practitioner em PNL, Hipnoterapia e Time Line Therapy e Master Trainer em Coaching. É Membro da comunidade Anthony Robbins sendo actualmente o primeiro e único Senior Leader desta organização em Portugal. Instrutor de Firewalking.
Membro do ICF (International Coach Federation). Criador do Workshop de Desenvolvimento Pessoal “SIM, TU Podes!”.
Licenciado em Gestão com Pós-Graduação em Sales Management. Co-Fundador e Partner da BeCoach, empresa de Business Coaching que actua na área de Coaching de executivos e alta performance em liderança empresarial.
Como lema de vida adoptou para si a frase de um dos seus ídolos: Não podemos voltar atrás e fazer um novo começo,mas podemos sempre recomeçar e fazer um novo final.Ayrton Senna


Contactos:
Telemóvel:917 884 319
E-mail: jorge@jorgecoutinho.com
Site: www.jorgecoutinho.com

posts recentes

Mafalda e o Ano Novo . ne...

O Colibri . new smile, ne...

4 Regras simples para SER...

A Cidade dos Resmungos . ...

Persistência . new smile,...

Mantém-te Insaciável. Man...

O Papel . new smile, new ...

O Poder do Entusiasmo . n...

A Chávena Cheia . new smi...

Milho, Pipoca e... Piruá ...

arquivos

Fevereiro 2012

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

subscrever feeds